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Posts do blog (5)

  • Ter um Desfibrilador (DEA) disponível e equipe treinada é Lei em SC

    Você sabia que em Santa Catarina existe uma Lei estadual que obriga determinados estabelecimentos a manterem um DEA (Desfibrilador Externo Automático) e equipe treinada para operá-lo e para realizar os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP)? A Lei estadual nº 15.078/2009 torna obrigatório a disponibilização de equipamento desfibrilador em estádios, ginásios esportivos, centros comerciais e quaisquer outros locais e estabelecimentos, assim como, em atividades e eventos de qualquer natureza, com concentração e/ou estimativa de circulação diária igual ou superior a 1.500 pessoas. Além do DEA é necessário que o local/evento possua também uma equipe devidamente treinada para operar o equipamento e realizar os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Além da normativa estadual cada município pode ter suas próprias Leis, como é o caso de Blumenau que por meio da Lei municipal nº 6787/2005 também torna obrigatório a disponibilização do equipamento em locais de grande concentração de pessoas, como nas dependências de terminais rodoviários, shoppings center, centros empresariais, supermercados, casas de shows e espetáculos, academias de ginástica, clubes esportivos ou recreativos e locais de trabalho com concentração e/ou circulação média diária superior a 1.500 pessoas, também tornando obrigatória a manutenção de equipe treinada no local, porém aqui estabelecendo a capacitação de no mínimo 30% do seu pessoal através do curso de SUPORTE BÁSICO DE VIDA. Além da obrigatoriedade do equipamento e de equipe treinada, a Lei municipal também estabelece alguns requisitos técnicos para o equipamento como que seja portátil, apresente boa durabilidade, seja de fácil operação e entendimento e atenda todas as normas para garantir a segurança dos operadores e da vítima. Aos estabelecimentos e eventos que descumprirem a Lei estarão sujeitos a multa, além é claro, de perder a valiosa oportunidade de salvar vidas, que é o bem mais valioso. Nesse post vimos que alguns estabelecimentos e eventos são obrigados a manter um equipamento desfibrilador (DEA) e equipe treinada disponível, inclusive existe hoje Leis em Santa Catarina e em Blumenau que determinam isso. E na sua empresa e nos locais que você frequenta, essas normas estão sendo cumpridas? Gostou do post? Aproveite e compartilhe com quem também vai gostar de saber sobre isso.

  • 5 dicas para você organizar um simulado de abandono de área de sucesso

    Simulado com 20, 100, 200 ocupantes? Fique tranquilo, pois com as dicas desse post você vai tirar de letra o seu próximo simulado. 1 - Designe líderes de setor: Os líderes de setor vão auxiliar a brigada, sendo responsável por esvaziar e conduzir os ocupantes do seu setor até o ponto de encontro, sob coordenação da brigada de emergência. Essa é uma recomendação ainda mais importante quando a equipe de brigadistas é reduzida. 2 - Faça uma reunião antes do simulado: Tire no mínimo meia hora antes do simulado prático para se reunir em sala com a brigada / líderes de setor para alinhar os procedimentos e repassar as últimas orientações. Você pode aproveitar esse momento para reforçar sobre os procedimentos do plano de emergência e sobre as funções de cada integrante, por exemplo. Essa reunião pode ser dispensada caso o simulado seja sem aviso prévio. 3 - Deixe os brigadistas atuarem: É um erro achar que você deve atuar no simulado e auxiliar ativamente. Pense que em uma emergência real você certamente não estará lá ‼️ você já repassou as orientações e agora é o momento de confiar e deixar a sua equipe atuar. Fique atento a tudo para eventuais correções, mas procure não interferir. Por isso que dizemos que não importa se são 20, 100 ou 200 ocupantes, a atividade acontecerá de forma natural, basta ter tudo previamente alinhado que os próprios ocupantes e brigadistas vão tomando suas posições e funções. 4 - Faça uma reunião após a atividade: Agora com a atividade concluída procure retornar à sala de aula com os brigadistas e líderes de setor para pontuar correções e melhorias. 5 - Tenha um relatório padrão Nós usamos um relatório padrão onde são preenchidas informações como os tempos de abandono, abandono + simulado / ativação do sistema hidráulico preventivo, número aproximado de participantes, falhas do sistema preventivo, falhas de procedimento e comentários gerais. Tendo um relatório padrão que será preenchido à mão lá na hora, você não vai esquecer de anotar e observar nenhum item importante. Essas dicas te ajudaram? Aproveita e compartilha com quem também vai gostar de saber delas.

  • Como montar uma bolsa de primeiros socorros ideal para a brigada de emergência?

    Ideal é algo muito relativo. O que é ideal para uma facção com 25 funcionários pode não ser ideal para uma metalúrgica com 250 funcionários, mas existem itens básicos que você pode ter como um ponto de partida e recomendamos que primeiramente você observe alguns pontos na sua equipe e na empresa para ter uma resposta mais adequada para esse questionamento. Mesmo assim vamos te dar 4 dicas que podem te ajudar com isso. Confira: 1 - Quais as atribuições da brigada? Avalie os limites de atuação da brigada de emergência. Não convém ter talas de imobilização se a brigada não vai imobilizar fraturas, por exemplo. 2 - Foque em materiais de suporte básico de vida: existem situações que até podem aguardar o serviço de emergência chegar, mas outras precisam de uma intervenção rápida. Já falamos diversas vezes aqui o quanto saber manobras de suporte básico de vida é fundamental e para isso é necessário também que a equipe tenha os dispositivos de barreira necessários como luvas descartáveis, barreira para as respirações de resgate, uma lâmina de barbear para a aplicação do DEA, materiais para esterilização e kits para contenção de hemorragias. 3 - Tenha os equipamentos básicos: além dos materiais para suporte básico de vida, outros materiais também são indicados como um medidor de pressão arterial, termômetro, ataduras / gaze, soro fisiológico, tesoura e se possível também um oxímetro e colar cervical. 4 - E qual a quantidade ideal? Se você comprar muito de um item ele pode acabar vencendo e da mesma forma se comprar pouco pode ser insuficiente. A dica aqui é: faça um relatório dos últimos 6 meses ou um ano e coloque na ponta do lápis quais as ocorrências mais frequentes para saber no que focar mais. Se você tem uma equipe maior e/ou a planta da empresa é grande, pense também em ter mais de uma bolsa equipada para agilizar o atendimento. Essas dicas vão te ajudar a ter um ponto de partida, mas claro, existem tantos outros materiais que você pode incluir e agregar nos seus atendimentos. Essa publicação foi útil para você? Então aproveita e compartilha também com a sua equipe e conhecidos ;)

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